• Unidade Automação Industrial (17) 3531.1080
  • Unidade Laboratório de Metrologia (17) 3531-1089
Notícias

IoT Solutions World Congress 2018 em Barcelona retrata o futuro industrial marcado por IoT, IA e Blockchain

Imagem retirada de https://cryptoid.com.br/iot/iot-solutions-world-congress-2018-em-barcelona-retrata-o-futuro-industrial-marcado-por-iot-ia-e-blockchain/ Imagem retirada de https://cryptoid.com.br/iot/iot-solutions-world-congress-2018-em-barcelona-retrata-o-futuro-industrial-marcado-por-iot-ia-e-blockchain/

Foi até ontem a quarta edição do Solutions World Congress 2018, Congresso Mundial (IoTSWC) –  que é considerado o principal evento internacional sobre as inovações da internet industrial de coisas.

O evento teve início dia 16 de outubro em Fira de Barcelona, onde reuniu 341 expositores e 316 Palestrantes de todo o mundo com o objetivo de mostrar a capacidade de transformação da IoT em diferentes ambientes industriais e de negócios, além de mostrar seu alinhamento com a inteligência artificial e o blockchain.

A área de exposição reuniu as empresas líderes em áreas como TI, desenvolvedores de plataformas de software, fabricantes de hardware, empresas de segurança, operadores de telecomunicações e serviços ou empresas de automação industrial para mostrar aos participantes suas soluções e aplicações mais recentes.

Estavam presentes nessa edição empresas como a ABB, Cryptoquantique, Comodo CA,  Dassault Systems, Deloitte, Fiware, Google Cloud, Gemalto, Hitachi, a Intel, Kaspersky, Libelium, Microsoft, PTC, Relayr, Rigado, SAS, a Telefonica, Verizon, Vodafone e Wipro.
Blockchain, Inteligência Artificial e muito mais

O congresso contou com alguns dos principais especialistas em tecnologia de IoT e representantes de vários setores para analisar o impacto das soluções de IoT em diferentes ambientes. Nove temas centrais foram apresentados para a edição de 2018: transporte conectado, fabricação de produtos, saúde, energia e serviços públicos, construção e infraestrutura, indústria aberta, tecnologias capacitadoras, blockchain e inteligência artificial, com os dois últimos tendo seus próprios fóruns.

Organizado pela Fira de Barcelona em colaboração com o Industrial Internet Consortium (IIC), o IoTSWC registrou um novo crescimento no número de empresas participantes que alcançou cerca de 14.000 participantes de 114 países. O evento faz parte da Semana da Indústria de Barcelona, uma marca que também inclui mais duas feiras, In 3D (3D), Needs to Solutions, dedicada à manufatura aditiva, e Healthio, especializada em tecnologias de saúde e saúde.

Comodo CA e Device Authority apresentaram solução IoT para PKI Privada e a inglesa Crypto Quantique, o chip com criptografia quântica

A Comodo CA e a Device Authority se unem para fornecer às empresas uma solução IoT (internet of things) para redes PKI privadas

O número de dispositivos IoT está crescendo em todo o mundo e eles exigem segurança exclusiva. Fabricantes e provedores de serviços precisam integrar vários mecanismos de segurança para privacidade e segurança de dispositivos conectados. Os dispositivos sem segurança adequada podem ser infectados por invasores, o que pode resultar em violação de dados.

Enquanto a Comodo CA é um fornecedor líder de autoridade de certificação e soluções de segurança da Web, a Device Authority é líder global em Gerenciamento de Identidade e Acesso (IAM) para IoT.

Como parte da parceria, o KeyScaler Platform da Device Authority será integrado ao IoT PKI Manager da Comodo CA. Isso alimentará o IoT PKI Manager com o mecanismo de autenticação de dispositivo e o gerenciador de certificados. A nova solução oferecerá uma oferta de segurança única e abrangente para aplicativos IoT.

O objetivo da nova solução integrada é habilitar a autenticação mútua e o gerenciamento do ciclo de vida de certificados instalados em dispositivos IoT.

O gerenciamento do ciclo de vida dos certificados é uma função crucial para manter os dispositivos atualizados com novos certificados. Isso ajudará a manter os dispositivos de IoT seguros mesmo quando novas vulnerabilidades de segurança forem descobertas ou quando os operadores tomarem medidas de segurança proativas.

“As diferenças entre as redes privadas de PKI e as redes SSL publicamente confiáveis não podem ser subestimadas quando se trata da IoT”, explicou Damon Kachur , vice-presidente da IoT Solutions, Comodo CA.

“A capacidade de rastrear dispositivos da fábrica para a sala da frente faz toda a diferença para garantir a autenticidade do dispositivo e da rede privada à qual ele está se conectando. Com o IoT PKI Manager da Comodo CA, as organizações podem confiar que somente dispositivos autenticados estão entrando em sua rede, enquanto dispositivos não confiáveis ou não confiáveis são deixados na porta da frente. Essa prática verifica se o dispositivo tem direito às permissões que está solicitando.”

“Os atacantes estão procurando maneiras de penetrar em um dispositivo e em seus sistemas de segurança, tornando crítico que as operadoras possam atualizar e atualizar a segurança dos dispositivos a qualquer momento”, disse Darron Antill , CEO da Device Authority.

Uso de Criptografia Quântica
Um produto de segurança avançado para dispositivos IoT foi também revelado no  Congresso Mundial de IoT Solutions. Desenvolvido pela empresa britânica  Crypto Quantique , o objetivo é se tornar o produto de segurança básico para todos os dispositivos de IoT no mundo.

A tecnologia de base consiste no primeiro chip seguro (QDSC) controlado por quantum do mundo em silício, que, quando combinado com APIs criptográficas, fornece segurança de ponta a ponta altamente escalável, integrável, fácil de implementar e perfeita para qualquer dispositivo conectado.

Capaz de sustentar todos os outros dispositivos de segurança no mercado hoje, o QDSC é único para todos os dispositivos e não é legível, o que torna quase impossível hackear – um verdadeiro feito científico e de engenharia. Ele foi desenvolvido usando uma combinação das técnicas mais avançadas em criptografia e física quântica.

De acordo com a  Gartner , garantir a IoT é o desafio mais visível do mundo devido ao crescimento da categoria. Havia 6 bilhões de dispositivos IoT em 2015, mas espera-se que esse número seja de 150 bilhões até 2030 – ou 15 dispositivos para cada pessoa. Essa rápida taxa de crescimento significa que os produtos de segurança existentes estão lutando para manter-se atualizados e incapazes de fornecer os recursos de segurança confiáveis e preparados para o futuro, necessários para atender a essa demanda esperada.

“Desenvolvemos uma tecnologia de base que redefine o conceito de segurança para dispositivos de IoT”, disse Shahram Mossayebi, co-fundador da Crypto Quantique.

“Devido a problemas herdados embutidos com a tecnologia, a segurança da IoT sempre foi um parafuso – até agora. Nosso produto pode ser parte integrante do processo de desenvolvimento ou ser instalado em qualquer dispositivo conectado. Isso mata a conversa “função de recurso” na segurança da IoT. “

Cada chip gera um grande número de chaves criptográficas únicas, unclonable e invioláveis, aproveitando processos quânticos em nano-dispositivos em silício. Devido à exclusividade e maneira em que as chaves são geradas, não há necessidade de armazenar as chaves no dispositivo porque as chaves podem ser recuperadas sob demanda. Isso elimina os requisitos de armazenamento seguro e o vazamento de informações confidenciais.

“Todos os dias, milhões de dispositivos são enviados para instalações em todo o mundo para que chaves secretas sejam“ injetadas ”neles. Nós eliminamos completamente esse custo enorme e a sobrecarga de segurança ”, diz Mossayebi.

Além de criar o chip, o Crypto Quantique também fornece APIs criptográficas e gerencia o fim para acabar com a segurança, a fim de remover as várias partes envolvidas na cadeia de segurança e fornecer uma solução completa. Isso significa que não há ‘janelas abertas’ em conectividade quando se trata de segurança.

fonte: cryptoid

Saiba mais sobre Nossas Soluções