• Unidade Automação Industrial (17) 3531.1080
Notícias

Comercialização de soja apresenta lentidão

de envatoelements de envatoelements

Vendedores se afastaram do spot e parte dos compradores se mostra abastecida

Em decorrência de chuvas menos volumosas nas regiões produtoras de soja, progresso da colheita na última semana foi favorecido, como destaca levantamento realizado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Material foi divulgada oficialmente na segunda-feira (21).

No entanto, mesmo com cenário positivo, “a comercialização está mais lenta, visto que vendedores se afastaram do spot e que parte dos compradores se mostra abastecida e atenta ao cenário externo”.

De acordo com pesquisadores do Cepea, a China, o principal destino da soja brasileira, sinaliza menor margem de esmagamento, o que, pode resultar em cancelamentos de contratos e diminuição de novas compras da oleaginosa no Brasil. Agentes consultados pelo Cepea indicam que a demanda chinesa pode se deslocar aos Estados Unidos.

 “Nesse contexto, houve aumento na disparidade entre os valores pedidos por compradores e os ofertados por vendedores, o que limitou a liquidez no spot. Inclusive, agentes indicam que o ritmo de negociação da safra 2021/22 está inferior ao das duas últimas safras – o que, ressalta-se, é comum diante de preço elevado”, analisa o Centro de Estudos.

Fonte: Cepea, adaptado pela equipe feed&food.

Saiba mais sobre Nossas Soluções