Voltar

Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade se reúne em São Luís

25/09/2013
Imagem retirada de http://www.inmetro.gov.br/noticias/verNoticia.asp?seq_noticia=3447
Imagem retirada de http://www.inmetro.gov.br/noticias/verNoticia.asp?seq_noticia=3447

Diretores e técnicos de institutos que compõem a Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (Inmetro) dos estados do Nordeste se reúnem até sexta-feira (27), em São Luís, para discutir o planejamento físico e financeiro para os próximos quatro anos. As discussões acontecem durante a Reunião Regional Nordeste da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ), aberta nesta segunda-feira (23), no Rio Poty Hotel, com a participação do presidente do Inmeq Maranhão, Jones Braga, do secretário da Indústria e Comércio, Maurício Macedo e do coordenador do RBMQL, Omer Polhman Filho.

“O Inmetro, a cada dia, aprimora suas ações em todos os estados Brasil e, aqui neste evento, estamos com todos os estados do Nordeste tentando equacionar as dificuldades e tentando encontrar o caminho certo que toda administração moderna procura: a eficiência e um bom atendimento à população”, destacou, Jones Braga. A metrologia legal é um sistema de inspeção e verificação de produtos em geral que atestam a qualidade por meio de seus pesos e medidas.

O Inmeq exerce, no âmbito estadual, por delegação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a verificação e a fiscalização de instrumentos de medição, produtos pré-medidos e têxteis, veículos transportadores de produtos e cargas perigosas, postos de combustíveis, entre outros. “O Inmeq é o órgão que zela pela proteção e defesa do consumidor maranhense, e exerce, assim, um papel imprescindível nas relações de consumo”, enfatizou o presidente.

O secretário Mauricio Macedo aproveitou o momento para falar aos participantes sobre os investimentos que o Governo do Estado tem atraído para o Maranhão que tem resultado em mais geração de emprego e renda para a população. “Tudo que será tratado durante a reunião vai ser buscando melhores resultados de maneira que a população seja melhor atendida em seus direitos de consumidor. O nosso plano também vai precisar refletir a nova condição do Estado, seu novo momento em termo de atendimento e crescimento”, disse o secretário.

O presidente da RBMLQ, Omer Pohlmann Filho, destacou que o trabalho dos institutos vem crescendo muito tanto em abrangência quanto em qualificação, mas é preciso melhorar. “As discussões que vão acontecer aqui nos permitirão corrigir desvio e ter um melhor planejamento para o Plano Quadrienal dos Planos de Trabalho e Aplicação”, destacou.

A reunião é uma oportunidade de trocar informações sobre operações realizadas em cada estado. Aproxima todos os estados da região para discutir problemas semelhantes e buscar, cada vez mais, excelência nos resultados. A preocupação dos dirigentes dos órgãos é identificar as áreas que estão mais carentes.

Fonte: Jornal Pequeno