Voltar

Qual o papel da tecnologia da informação na estratégia das empresas

30/03/2016
Imagem retirada de http://optclean.com.br/qual-o-papel-da-tecnologia-da-informacao-na-estrategia-das-empresas/
Imagem retirada de http://optclean.com.br/qual-o-papel-da-tecnologia-da-informacao-na-estrategia-das-empresas/

A informação desempenha papéis tanto na definição quanto na execução de estratégias das empresas. Ela tem o objetivo de aperfeiçoar a definição de estratégias e na habilidade necessária para garantir que as estratégias e execuções permaneçam sincronizadas entre si e com o ambiente competitivo.

À medida que a integração da estratégia e sua execução tornam-se o mais importante desafio da organização, o papel da informação como uma ferramenta primordial para chegar à integração torna-se mais claro. Sendo assim, fica mais evidente o papel da informação como um importante aliado para conseguir alcançar a integração.

Quando a empresa chega ao estágio de poder analisar a informação, ela consegue abordar a forma pela qual serão capazes de atingir um desempenho superior, e transformar a estratégia em algo concreto e operativo. Com isso, podemos concluir sob três perspectivas a ótica de Definição, Execução e Integração:

Informação e Definição da Estratégia
Trata-se da informação sobre o ambiente competitivo e sobre a organização atual. Ajuda os executivos a identificarem as ameaças e as oportunidades em que a empresa pode aproveitar. Ou seja, a resposta competitiva pode se tornar mais eficaz. Também é possível definir estratégias alternativas de acordo com a informação.

Informação e Execução da Estratégia
A TI auxilia a elaboração de processos que criam e oferecem produtos e serviços. A informação é uma das ferramentas mais importantes e flexíveis a serem utilizadas pelos executivos para diferenciar produtos e serviços. A informação pode ser também o próprio produto.Informação e Integração

A criação de uma organização flexível depende do feedback da informação sobre o desempenho. Com isso, é possível que exista um constante “Aprendizado”, que imediatamente permite a realização estratégica de seus objetivos e ainda o reconhecimento da necessidade de alterar os objetivos quando identificados como ineficazes.

Conclusão
Hoje em dia, a utilização da TI e a integração entre a sua estratégia e a estratégia do negócio vão além da simples utilização da ferramenta de produtividade. Atualmente, o caminho mais proveitoso para o sucesso da organização não está apenas relacionado ao hardware e softwares utilizados, mas sim com o alinhamento da TI com a estratégia e as características da empresa e de sua estrutura organizacional.

Fonte: Optclean, escrita por Luis Felipe Kessler