Voltar

Indústria 4.0 é destaque na 18ª edição da Brazil Automation no Transamerica Expo Center, em São Paulo

29/10/2014
Imagem retirada de http://www.quemfornece.com/br/guiadefeiras/brazil-automation-2014
Imagem retirada de http://www.quemfornece.com/br/guiadefeiras/brazil-automation-2014

A Brazil Automation 2014, acontecerá entre os dias 04 e 06 de novembro no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP) e terá como pilar a indústria 4.0, além de tendências tecnológicas e lançamentos do mercado de automação. O evento é o único com foco horizontal na América do Sul e ocorrerá em conjunto com o Congresso Internacional de Automação, palco de troca de informações e conhecimento sobre os mais variados assuntos do setor.
 
A “nova revolução industrial”, ou seja, o conceito de “indústria 4.0” será o tema central de discussões, debates e apresentações, que demonstrarão a evolução de plantas industriais por meio de dispositivos interligados e automatizados, que proporcionam mais autonomia, produtividade e dinamismo às linhas de produção.
 
Com as inovações que a Clarion e a ASA – Associação Sul-Americana de Automação – trazem este ano para a Brazil Automation, grandes empresas e instituições já estão confirmadas para o evento como GE, Rockwell, Honeywell, WEG, MDIC, Yokogawa, Schneider Electric, ABB, Siemens, Wika, GRU Airport, Altus, entre outras.
 
Ronaldo Tarcha, gerente geral da área de tecnologias de controle da ABB, fala sobre a importância do evento para a empresa: “Entendemos que o Brazil Automation é a mais importante feira de automação industrial no País, atrairá pessoas e indústrias dos principais segmentos e colocará consumidores finais, integradores, empresas de engenharia e fabricantes lado a lado, para compartilhar necessidades, expectativas e soluções. O País atravessa um momento econômico onde ganhos em produtividade, controle preciso de produção e diminuição de custos fazem a diferença entre estar ou não no mercado. Muitas indústrias de diversos segmentos ainda possuem sistemas de controle de processos obsoletos, falhos e de baixa eficiência. Quem quiser continuar no mercado precisa e deve se atualizar”. Na feira, a empresa irá expor a nova versão 6.0 do Sistema 800xA.
 
Robert Gries, gerente da área de Sistemas de Automação Industrial da Siemens, destaca porque a empresa alemã estará presente na edição 2014 do evento: “A Siemens enxerga a Automação como um dos principais fatores de sucesso para o desenvolvimento do País, como uma forma de diminuir custos, aumentar a eficiência e a competitividade da indústria no cenário global. Neste contexto, queremos mostrar para o mercado uma perspectiva inovadora através da proposta da Indústria 4.0, a digitalização da produção como quarta revolução industrial”.
 
“Eventos que promovem tecnologia e o avanço tecnológico no mercado brasileiro têm um alto impacto, pois visam melhorar o desempenho da nossa indústria. É importante promover em conjunto este avanço e no mesmo tempo trabalhar para tirar barreiras que possivelmente inibem o crescimento”, complementa Gries sobre a importância de uma feira como a Brazil Automation. A empresa apresentará o conceito TIA, Totally Integrated Automation, e mostrará a integração completa e intuitiva entre os principais componentes de um sistema de automação.
 
A Brazil Automation 2014 é uma realização da Clarion Events Brasil, filial da multinacional inglesa Clarion Events, que está presente no País desde 2008, organizando e promovendo eventos dos mais variados segmentos. A empresa  está presente em nove países e organiza mais de 200 eventos por ano. São mais de 12 mil empresas atendidas e mais de 700 mil visitantes.
 
Congresso Internacional de Automação
Com a evolução do cenário de automação em todo o mundo, percebeu-se a necessidade de discussões referentes a tendências e inovações do setor e, por esse motivo, o 18º Congresso Internacional de Automação, que ocorre paralelamente à Brazil Automation, terá uma nova dinâmica e formato.
 
O Congresso contará com profissionais dos mais diferentes segmentos econômicos que lidam diretamente com automação para discutir assuntos e pontos de vista gerenciais e estratégicos com cinco pilares específicos: Tendências de Mercado e o Futuro do Cenário Nacional de Automação; Inovações e Soluções Inteligentes; Cases Empresariais; Estratégicas Gerenciais; e Benefícios da Implantação de Automação.
 
A novidade este ano será a realização da 1ª edição do Congresso Estratégico em paralelo às já conceituadas apresentações de trabalhos técnicos, que este ano terão duas categorias distintas: trabalhos industriais e acadêmicos.
 
A programação completa do Congresso Internacional de Automação pode ser encontrada no site: http://www.brazilautomation.com.br/2014/.


Fonte: Segs, escrita por MM editorial