Voltar

Empresas otimizam gestão de projetos com tecnologia da informação

08/04/2015
Imagem retirada de http://inex7.com/dicas-seo-blogs/seo-otimizar-seu-blog/
Imagem retirada de http://inex7.com/dicas-seo-blogs/seo-otimizar-seu-blog/

 A boa gestão de projetos é um diferencial competitivo para muitas empresas e tem sido aperfeiçoada devido à demanda crescente do mercado. São exigidas das empresas cada vez mais agilidade, qualidade e inovação, além de preços competitivos, o que obriga as corporações a desenvolver sua gestão para otimizar os recursos financeiros e pessoais. Os projetos e estruturas organizacionais estão cada vez mais complexos e demandam ferramentas inteligentes para viabilizar a gestão de informações.

Para facilitar a vida dos gestores de projetos e aumentar o resultado de empresas, existem algumas soluções tecnológicas disponíveis no mercado. São softwares de gestão que oferecem uma visão geral e controle do todo, ajudando a administrar uma equipe e tarefas diversas. Esses programas são importantes porque ajudam a prever problemas e variações nos custos e prazos. Com informações estratégicas em mãos, o gestor pode agir pró-ativamente e garantir o sucesso do projeto.

A princípio, os softwares de gestão de projetos foram desenvolvidos para as grandes empresas, para gerir grandes fluxos de informação. Mas, os pequenos e médios empresários, em busca de maior competitividade, já aderiram a estes programas, que impactam positivamente em seus resultados. O preço acessível desses softwares também é um fator que viabiliza esta opção para empresas de porte pequeno e médio. De acordo com a Abradisti, Associação Brasileira dos Distribuidores de Tecnologia da Informação, as empresas menores já são responsáveis por 39% dos investimentos em tecnologia da informação do segmento corporativo.

Uma dessas soluções disponíveis no mercado é o módulo Kanban do sistema Sabesim. O Kanban é um método desenvolvido na década de 50 para melhorar a gestão de estoques na Toyota e que foi adaptado às novas tecnologias. Por meio de um painel visualmente simples, é possível controlar e organizar todas as pessoas, tarefas e recursos envolvidos no projeto. O programa é cobrado por número de usuários e também tem colunas customizáveis. Desta forma ele atende a empresas de portes diferentes e com demandas diversas.

Entre as vantagens em utilizar o software, o site oficial do Sabesim destaca a facilidade de comunicação que o programa oferece. É possível se comunicar de maneira objetiva e ainda há alertas automáticos sobre prazos. Com isso se evita o desgaste pessoal da equipe. Outra função interessante é o controle de andamento das tarefas de toda a equipe. Esta função ajuda a gerenciar um dos recursos mais importantes, que é o tempo gasto em cada tarefa.

Dica para escolher o software certo
Como escolher a melhor opção para a sua empresa? Esta é uma pergunta difícil de ser respondida, já que envolve muitas variáveis. Um dos pontos fundamentais é que o sistema precisa ser prático e simples. A gestão de projetos exige muita organização e atenção aos detalhes, mas é preciso fazer isso sem perder tempo. Por isso, investir em uma ferramenta muito complicada pode prejudicar o andamento dos trabalhos em vez de ajudar. A segurança e estabilidade do sistema também são muito importantes, afinal, ficar fora do ar compromete o tempo de entrega e gera estresse e desgaste entre os envolvidos.

A melhor alternativa para descobrir o melhor software para o seu negócio ou projeto é mesmo pesquisar. Acesse os sites do software, leia os tutoriais de uso do programa, verifique possibilidade de customização e procure empresas que ofereçam testes gratuitos. As versões gratuitas para teste são a melhor forma de ver na prática se o software atende à demanda de seu negócio.


Fonte: R7