Voltar

Como a Tecnologia da Informação está a serviço das empresas?

11/12/2013
Imagem retirada de http://tecnologia.culturamix.com/dicas/por-onde-comecar-na-carreira-de-ti
Imagem retirada de http://tecnologia.culturamix.com/dicas/por-onde-comecar-na-carreira-de-ti

 “Na realidade pós-moderna tempo é dinheiro, logo, empregá-lo de forma pouco estratégica pode significar prejuízos reais às empresas”, a observação é do diretor comercial da Aptus Tecnologia de Informação, com sede em São Paulo e Campinas, Sandro Vertoni.
 
Sejam organizações iniciais ou já consolidadas no Mercado a necessidade em compreender melhor o tempo investido nas atividades das unidades institucionais acompanha as tendências tecnológicas mundo afora. Vertoni lembra: “uma gama de tecnologia de ponta - convencionais e atuais, tais como as móveis, estão ao alcance das mãos de boa parte dos empreendedores: computadores sofisticados, mega servidores, smartphones, tablets cheios de habilidades interativas; possiblidades em diferentes plataformas e interfaces”. Mas, a questão é: como e quando combiná-la com dispositivos, softwares e soluções adequadas aos tramites das empresas? É possível, através destas soluções, poupar o tempo precioso e otimizar as tarefas e processos?
 
Antes do mais, seja estrategista!
Compreender exatamente todos os processos da sua empresa, tanto no âmbito administrativo, quanto produtivo, para inserir soluções de TI, pode e deve ser minucioso. É preciso identificar, por exemplo, quais processos “não móveis” existentes na instituição poderiam ser transformados em processos móveis, ou serem atualizados a partir do auxílio dos dispositivos tecnológicos e softwares. Fazer esta análise torna-se primordial para traçar um planejamento estratégico que alinhe investimentos e tarefas e o ideal é contratar a avalição de profissionais específicos da área.
 
Sistemas pra quê?
Se as expectativas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação forem cumpridas, somente o mercado brasileiro de software crescerá 400% nos próximos 10 anos. Acredita-se que o país poderá tornar-se um dos cinco principais centros de TI, até 2022. Entre os âmbitos, processos e departamentos que são otimizados através da Tecnologia da Informação estão as soluções mais convencionais, implantadas para:  gestão de materiais, gerenciamento de produção, controle de qualidade, requisição de produtos, cotação por fornecedores/produtos, pedido de compras, estoque, contas a receber/pagar, controle bancário, fluxo de caixa, controle de importações/exportações, entre outros. Porém, há soluções e estratégias extras, veja exemplos abaixo:  
 
Vendas gerenciadas em tempo real
Há soluções que aperfeiçoam o tempo e a eficiência dos pedidos de vendas de indústrias e serviços. Se a empresa dispõe de várias unidades, por exemplo, como franquias ou grandes grupos, invista em soluções e softwares que permitam gerar pedidos diretamente através de dispositivos móveis, com resultados possíveis de serem operados, em tempo real, tanto pelos representantes quanto pela equipe administrativa afixada nas unidades. Para este âmbito há soluções capazes de aumentar a força das vendas, atualizar, com rapidez, os cadastros de clientes, controlar pedidos e a situação de fornecedores, além de gerar e mensurar resultados e manter a integração comunicacional dos principais profissionais deste setor.
 
Controle de gastos com serviços de telefonia  
Softwares capazes de obter análises periódicas e completas sobre os gastos com estes serviços poderão identificar e corrigir irregularidades de contrato, promover maior economia e agilidade nas operações. Com soluções deste porte é possível saber, por exemplo, como e com qual finalidade estão sendo utilizadas as linhas corporativas, mensurar um parâmetro abrangente de quanto as operadoras contratadas estão cobrando pelos serviços prestados e se as cobranças estão de acordo com o contrato firmado, além de conscientizar sua equipe para o uso  racional dos aparelhos e reduzir gastos sem comprometer a produtividade.
 
Controle de gastos com viagens corporativas
Com o aumento significativo de eventos, convenções, visitas aos clientes e viagens corporativas gerais, empresas brasileiras precisam de métodos que organizem assertivamente os gastos gerados por seus colaboradores a partir da utilização de serviços de estadas, alimentação, taxis, entre outros. Soluções que estão além das sedes organizacionais das empresas contratantes e podem ser acessadas tanto através de desktops quanto por dispositivos móveis. A ferramenta permite a importação de faturas dos gastos com hotéis, refeições, passagens aéreas entre outras despesas provenientes das viagens corporativas e proporciona precisão de informações em tempo real, remetidos a um ambiente controlado, automatizado e com capacidade para ser auditado.

Fonte: Segs, escrita por Tábata Corso