Voltar

Automação oferece ganho de tempo às empresas

08/02/2017
Imagem retirada de https://canaldoensino.com.br/blog/9-cursos-online-gratuitos-de-automacao-industrial
Imagem retirada de https://canaldoensino.com.br/blog/9-cursos-online-gratuitos-de-automacao-industrial

Uma pesquisa indicou que "tarefas irrelevantes" respondem por 12% do desperdício do tempo em empresas - trata-se da terceira maior causa apontada relativa à falta de produtividade, atrás apenas de reuniões improdutivas (32%) e do excesso de e-mails (29%). Encontrar meios de automatizar processos em diferentes áreas pode se tornar um diferencial positivo para as empresas, contribuindo para a melhoria da produtividade e ganho de tempo no cumprimento das tarefas.

Equipar setores, como o comercial e o estoque , com os dispositivos corretos auxilia a melhorar o desempenho dos colaboradores, sobretudo se também houver aporte de recursos na capacitação dos profissionais. Na área financeira, o uso de um sistema de gestão aliado a equipamentos, como leitores de código de barras , por exemplo, resulta em menos erros de transcrições, mais agilidade em processos internos e mais transparência na comunicação entre departamentos e na relação com os consumidores.

 Dentro de um estoque, os coletores de dados facilitam o trabalho de catálogo de produtos e, se aliados a um controle de itens, garantem que as informações estejam sempre atualizadas. Dessa forma, evita-se a ocorrência de erros relacionados ao controle do estoque, como a falta de um produto, e facilita o gerenciamento, permitindo um planejamento mais simples das ações do dia a dia, assim como uma melhoria da previsão de entrada e saída de itens.

"Diversos departamentos podem se beneficiar da automação comercial . Tarefas consideradas irrelevantes ou improdutivas pelos colaboradores, por serem repetitivas ou por tomarem mais tempo do que deveriam, podem, de fato, ser otimizadas, garantindo que esses profissionais se foquem especificamente nas atividades importantes para a companhia", explica Jaime Peters Junior, sócio-diretor da Bz Tech.

Necessidade de mais produtividade
Uma pesquisa conduzida pela The Conference Board e divulgada em 2016 mostrou que o Brasil teve uma redução de 3% em sua produtividade em 2015. Esse resultado foi o segundo pior desempenho da América Latina, atrás apenas da Venezuela, que registrou uma queda de 7,6%. A pesquisa foi realizada em um momento de recessão econômica, por esse motivo os fatores macroeconômicos atrapalharam a performance das companhias.

Apesar das dificuldades externas, existem fatores que dependem diretamente da atuação das empresas na avaliação da produtividade. Segundo a pesquisa, as empresas brasileiras atingem somente 24% do rendimento das encontradas nos Estados Unidos. A percepção do estudo é de que existem três fatores que interferem no desempenho das empresas: a melhoria das práticas de gestão, o investimento em inovação e o aumento de velocidade no ganho das habilidades dos trabalhadores.

Está pensando em investir em equipamentos para otimizar as tarefas da sua empresa? Conheça o portfólio da Bz Tech e saiba como os dispositivos podem contribuir para o desempenho da sua empresa.

Fonte: Terra, com informações da Dino